Enfermagem

   Em meados do Século XVIII Florence Nightingale (pioneira da enfermagem, aquela que modificou a forma do cuidar) escreve: “Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”

   Sou uma acadêmica de enfermagem, estou quase terminando meu curso e sou apaixonada pela minha futura profissão. Tenho prazer em dizer isto porque é realmente o que sinto. Mas ao analisar os fatos que ocorrem em minha volta passo a encafifar com os comentários maldosos, indecorosos e hostis com uma profissão tão maravilhosa como está que referi. A maioria da população não possui conhecimento sobre o papel de um profissional enfermeiro na íntegra e por mais que isto seja explicado os meios de comunicação só deturpam tal imagem apoiando e legitimando a opinião popular ( de alguns) que cada dia que passa se torna mais arcaica. Gostaria de dizer também que não estou generalizando, até mesmo porque há em sua minoria, pessoas que sabem o que fazemos e nos respeitam como tal, como também há pessoas que não conhecem e nem procuram saber, mas que em contrapartida se abstém de qualquer comentário.

   Confesso que em algumas reuniões casuais as quais participo, até mesmo com meus familiares, há pessoas que me abordam e fazem os seguintes comentários: - O que você faz? É injeção é?... Curativo? Como é ???
Não os recrimino, por não saberem, recrimino os meios de comunicação que fazem alusão á uma profissão parasita e sem nenhum conhecimento científico, á uma profissão que recebe ordens e que não sabe fazer nada além disso. Realmente nós aplicamos injeção, fazemos curativo, que eu particularmente acho o máximo, porque consegue-se ver a evolução da ferida até a cicatrização total. Porém não é apenas isso que fazemos. Acho que quatro anos e meio sentado na cadeira de uma universidade em período integral, faz com que aprendamos mais que isso.

   Não estou aqui para dizer o que fazemos ou deixamos de fazer em um hospital ou qualquer área de atuação. Mais sim conscientizar o respeito por uma profissão tão linda e bondosa como é a enfermagem, onde não há diferença entre os vários profissionais ( médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos dentre outros) não existe chefe e empregado. Existe equipe e cada qual executa seu papel e ninguém, mais ninguém mesmo impõe ordens, pois são papéis diferentes. Os profissionais enfermeiros ao contrário do que muitos pensam estudam muito, tem um amplo conhecimento técnico-científico e como em toda profissão á pessoas que se destacam e também pessoas que nos envergonham, e repito isso há em todas as profissões.

Certa vez, um amigo meu me disse que “não precisamos falar, mais sim demonstrar nossa capacidade.” Ele disse de uma maneira geral e peguei isto para minha profissão. Mais penso que tenho que usar o meio virtual ao nosso favor, falar e repetir.  Porém  temos que demonstrar competência e autonomia na prática.
Amo muito minha profissão, tenho deslumbramento por enfermeiros que estudam e que buscam o conhecimento, leio alguns artigos escritos por enfermeiros e fico embasbacada com tanto conhecimento.

Eu agradeço á Deus por me permitir concluir um curso tão maravilhoso quanto este, que mesmo com decepções ( o que é inevitável), faz com que a cada dia eu me erga e olhe para alto e possa compreender que a enfermagem poderse-á tornar reconhecida pelo que realmente é e respeitada como tal.

             Débora Taynã Gomes Machado


Comentários

Unknown disse…
PARABENS PELA SUA FORÇA DE VONTADE DE AJUDAR OS OUTRS NA SUA FUTURA PROFISSÃO, ADIMIRO PESSOAS COMO VC .
Jr. disse…
Tudo a ver com vc senhorita Débora, vc é doce, meiga, paciente e tem uma fé sem tamanho..
Realmente a profissão perfeita pra vc, q tenha bastante sucesso e seja bastante feliz fazendo o q gosta.. bjão!!
Unknown disse…
Florence Nightingale falou bonito, hein?

Tratar as pessoas como templo do Espírito Santo de Deus é uma coisa que faz a diferença nessa nossa área tão "delicada".

Agora as perguntas da galera são engraçadas... lembro do Douglas falando com você aqui em casa. rsrsrs

"É injeção quiocêis faiz?"
Medo.

Postagens mais visitadas deste blog

Eu descansarei

O que é SAE ? Qual a importância???

Medo, medorréia, cagaço? Qual o limite do medo?